(11)

Fresamento

Gostou? compartilhe!

O fresamento é um dos principais processos em empresas de usinagem, utilizado geralmente para dar acabamento às peças fabricadas, criando certos desenhos em sua superfície, para atender à qualquer necessidade dos clientes. Esse método de operação é feito com o corte das peças, de modo que a remoção dos excessos de material necessário seja capaz de dar forma à peça fresada. O corte e modelagem dos materiais são feitos pela máquina de fresagem de maneira uniforme e com as dimensões e profundidades programadas anteriormente. A determinação de como serão feitas as remoções de cavaco do material é processada em programas de computador que enviam todos os comandos de operação à máquina de fresa. Durante o processo, o fresamento é realizado por intermédio de rotações da ferramenta ou pelo movimento, conhecido tecnicamente como avanço da peça, situação em que o material a ser fresado se movimenta para atingir a forma desejada. Em alguns casos, o equipamento pode realizar ambas operações. Isso significa que os movimentos podem ser classificados como:

  • Discordante;
  • Concordante;
  • Combinado.

Dependendo do método utilizado, o processo de fresamento pode prejudicar a durabilidade da peça, tendo em vista que, na maioria dos casos, a função de fresar os materiais é criando um certo desgaste em sua estrutura ou superfície, o que pode influenciar na sua resistência. Contudo, o procedimento é altamente indicado para garantir o acabamento desejado ao material e, muitas vezes, essencial para que a peça tenha a sua utilidade final.

Diversidade na produção

O fresamento permite uma gama extensa de possibilidades em que diversos produtos podem ser feitos e peças desenvolvidas com o acabamento necessário. Procurando uma empresa confiável e experiente para o fresamento? Então fale com a Ferjemaq Usinagem e Equipamentos.