(11)

Centros de Usinagem

Gostou? compartilhe!

Os centros de usinagem são equipamentos utilizados por indústrias metalúrgicas que desenvolvem e fabricam peças e ferramentas para outras empresas, dos mais variados segmentos e com finalidades diferentes, pois são peças produzidas sob demanda, isto é, com a solicitação específica de cada novo cliente que aplicará o produto final em suas atividades da maneira que for necessária. As peças produzidas são feitas com materiais robustos e pouco flexíveis, como aço, ferro e alumínio. Dentre os tipos de centros de usinagem, podemos destacar:

  • Horizontal;
  • Vertical;
  • Compacto.

Todos os modelos de aparelhos de fabricação de peças operam de maneira automatizada, ou seja, dependem de programação anterior, geralmente feita por softwares de computador que determinam todos os comandos que o equipamento deverá reproduzir durante o seu funcionamento. Os comandos dos quais as máquinas estão submetidas são sempre numéricos, o que exige um conhecimento aprofundado de seus operadores. Os centros de usinagem só podem operar com um tipo de movimento e finalidade por vez e, por isso, a cada nova operação, os técnicos responsáveis devem adequar o equipamento para a atividade necessária, instalando a ferramenta correta, que pode servir para furar, serrar ou prensar o material que está sendo moldado ou produzido. Para um melhor desempenho e sequência lógica durante as atividades produtivas, as empresas de usinagem optam por possuir diversas máquinas, operando simultaneamente, com ferramentas diferentes e programações especiais para cada operação.

Equipamentos com certificações técnicas

Para uma produção padronizada e segura, é fundamental que os centros de usinagem possuam certificações como ISO-9001 e ISO-14001. Na Ferjemaq Usinagem e Equipamentos, todos os centros de usinagem estão de acordo com as principais regulamentações. Entre em contato e saiba mais.